Fique por dentro

Artigos

As melhores oportunidades de negócios para 2016

Saiba quais setores prometem movimentar o mercado este ano
CAIXA CRESCER

Publicado em: 05/02/2016 08h52 - Atualizado em 05/02/2016 11h12

Começar um negócio é sempre difícil, tirar a ideia do papel requer trabalho e dedicação. Para facilitar a vida de quem pretende começar um negócio novo em 2016, separamos os setores que prometem ser os mais movimentados pelos próximos meses:

1. Alimentação

Apesar da diminuição das idas a restaurantes, o setor de alimentação ainda é uma das grandes apostas de 2016 por sua abrangência. Com oportunidades fragmentadas como food trucks e food bikes, associadas ao “mundo gourmet”, essa área se mostra plenamente capaz de acomodar novos competidores. “Os nichos continuam existindo e chamando a atenção”, afirma Carrer. Além dessas opções, o consultor também aponta o mercado de comida saudável, uma tendência recente muito bem aceita pela população e que só deve crescer.

2. Estética

Segundo Carrer, os guias mais demandados dentro do Sebrae ainda são os de estética e beleza. Mas, para que o seu negócio consiga se destacar na crise, o especialista afirma que o empreendedor deve buscar um diferencial competitivo. “Esse diferencial vem da inovação, aproveitando os erros e a omissão dos concorrentes”, afirma.

Para conseguir fazer isso, recomenda-se foco total no atendimento e investimento no produto – tentando, se possível, não repassar esse valor para o consumidor. “Em época de retração, o ideal é não onerar os clientes.”

3. Manutenção

Como o brasileiro vive um momento em que economizar é o seu principal foco, empresas especializadas em manutenção e reparação devem se destacar no mercado. Isso acontece porque os consumidores estão optando em consertar seus produtos ao invés de adquirir novos.

Empresas que prestem serviços de reforma para casa, loja ou fábrica, manutenção de carros, costureira, sapateiros e armarinhos seguirão em crescimento. Segundo Carrer, esse fenômeno faz parte do momento de “anticiclo da crise”.

4. Exportação

Outra oportunidade que chegou com a crise foi a da exportação: com a alta do dólar, os empreendedores que possuem interesse em levar seus produtos para mercados estrangeiros agora podem pensar em internacionalizar. Dessa forma, ele deixa de vender para um mercado interno desaquecido e foca suas atividades em clientes com alto poder de compra.

5. Capacitação

Com a alta do desemprego, uma aposta de crescimento de mercado para 2016 é o de negócios ligados à carreira e capacitação. Essa é uma oportunidade para empresas oferecerem programas de formação técnica, focados no desenvolvimento empreendedor daqueles que estão querendo uma recolocação no mercado de trabalho.

6. Microfranquias

As microfranquias também surgem como uma oportunidade e tanto para aqueles que estão fora do mercado de trabalho e agora desejam empreender.

Com informações da PEGN

Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SAS Quadra 04 Lotes 9/10 Ed. Victoria Office Tower Sala 1301 Brasília / DF 70070-938 Fone: (61) 3246-4300